"Muitos me perguntam como é que consigo acordar todos os dias a sorrir, como quem nada quer das lembranças das cicatrizes que a vida me fez.
Entre nós não pode haver sentimento mais forte do que aquele que vivemos. É verdade que muito daquilo que sei se deve a ti, e é incrível como continuo a crescer e a aprender contigo, a cada minuto, em cada dia que passa.
As pessoas devem pensar que sou um desvairado, que não tenho noção dos problemas da vida e que apenas me rio de tudo por não saber o que é sofrer na luta. É verdade. Antes de pensar no desespero, devo-me lembrar de quem está sozinho no mundo lutando contra tudo e contra todos. Mas tu conheces-me. Ensinaste-me que a vida é demasiado importante para ser levada tão a sério, e que é possível sair sempre vitorioso de uma guerra, mesmo quando não a vencemos. Ensinaste-me que vitorioso é aquele que sai de uma batalha de cabeça erguida, e não apenas quem no final levanta um troféu.
Não quero saber se algo tivesse sido diferente se te tivesse dito que te amo aos ouvidos, porque quando sentimos muito uma coisa não precisamos de o dizer a ninguém. Quando um sentimento é sincero ele exprime-se no coração de quem amamos, porque quando se é amado sente-se. E tu sabes que te amo.
Se as boas recordações não forem o que de melhor temos na vida, então não sei o que será. A tua importância e o teu tamanho eternizaram-te em todo o lado. Porque se há músicas que automaticamente me trazem traços teus há minha memória, também há cheiros e paisagens que te colocam bem mais presente do que aquilo que temos mesmo ao nosso lado.
Era impossível estares mais perto de mim do que aquilo que realmente estás.
Ainda assim sinto a tua falta, mas não me esqueço que é dentro do meu coração que neste momento vives. E é quando tenho mais saudades tuas que levo a minha mão ao meu peito, porque enquanto o sentir bater, tenho a certeza que estás tão viva quanto eu."
Guilherme Cabral